Os Bonsais – Cuidados (Texto 2/3)

Postado em Categoria: Curiosidades

Muitos acham que cuidar de um Bonsai parece uma tarefa extremamente difícil e complicada, mas não é. Para criar um bonsai, é preciso saber de alguns conceitos básicos, ser paciente e cuidadoso.
Um bonsai precisa ter 3 pilares de apoio para ser saudável – nutrição, água e luz. Esses 3 itens são os mais importantes para a longevidade de sua planta e devem ser bem observados. Além disso, o Bonsai não deve ficar um qualquer lugar como mero objeto de decoração.
A rega de um Bonsai deve ser feita observando-se a umidade da terra no vaso em que o mesmo se localiza. Lembrando que muitos Bonsais morrem por excesso de água e não falta. Regas excessivas não permitem a oxigenação das raízes, que não conseguem absorver corretamente os nutrientes que a planta precisa.
A rega deve ser feita delicadamente e por cima da terra, deixando a terra absorver bem a umidade, até que as gotas comecem a molhar a parte de baixo do vaso. É preferível também regar seu Bonsai no início da manhã ou no fim da tarde para que a rega não seja anulada pelo calor do sol, no momento em que a planta estiver sendo iluminada.
As folhas do Bonsai não devem ser molhadas caso a planta esteja doente e a rega deve ser mais controlada caso haja a presença de fungos no vaso.
A luminosidade deve ser observada assim como a temperatura. Bonsais de espécies mais cítricas geralmente se adaptam bem em ambientes internos, mas a maioria deve receber bastante luz solar. Podendo ficar por um período de 4 – 9 horas recebendo luz solar direta. Se o Bonsai estiver pouco iluminado, as plantas irão ficar muito escuras e se estiver muito iluminado, as plantas ficarão amarelas.
É muito importante reparar também na superfície onde deixar a planta, pois estantes de metal, pisos de concreto aquecem muito rápido e podem apodrecer os galhos e raízes da planta. Os locais mais adequados são pisos de pedras frias e madeira ( estante ou piso ).
O período de exposição à luz do sol pode variar entre as espécies e quem cuida do Bonsai deve se atentar ao melhor local para que a planta tome sol corretamente.
A adubação do Bonsai deve ser feito com muito cuidado e no tempo que o dono julgar necessário, uma vez que o excesso de adubo pode sufocar a planta e a falta de nutrientes também. Os melhores adubos são os orgânicos pois oferecem bons nutrientes e não são tão prejudiciais.
A troca de vaso deve ser feita a cada dois anos, mais ou menos, mas esse tempo pode variar bastante dependendo da espécie e sempre para um vaso maior, para que a planta possa continuar crescendo. Durante a troca de vasos, recomenda-se podar e aparar cerca de dois terços da raiz para que o fluxo de nutrientes seja facilitado.
O procedimento de poda de raízes, galhos e a instalação de arames é diferente para cada espécie e deve ser melhor pesquisado pelo dono, mas em geral, é o mesmo processo de uma muda comum de qualquer espécie de árvore.
Em caso de ataque de pulgões, recomenda-se a pulverização de água com detergente nas áreas atingidas. Se aparecerem lagartas, remova-as manualmente. Mantenha sempre a planta bem adubada e evite regar as folhas em caso de doenças.
Fungicidas devem ser uma hipótese descartada caso sua planta fique em ambiente doméstico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *