Os Bonsais – Cultura e História (Texto 1/3)

Postado em Categoria: Curiosidades

Apesar da grande maioria associar o hobbie do Bonsai aos japoneses e tailandeses, a origem da cultura dos bonsais surgiu na China no século II d.C, na era do expansionismo Chinês e imposição de suas maneiras e do Budismo de certa maneira…

Ao mesmo tempo, o Japão passava pelo período Heian e neste momento que o gosto pelas “árvores em miniatura” começa a ganhar força nas terras nipônicas.

Porém, durante um bom tempo o cultivo dos bonsais era dentro de potes de vidro, que impediam o crescimento natural da árvore, mas não dava à muda o aspecto de envelhecimento. Estes exemplares custavam caríssimos e apenas os mais nobres conseguiam possuí-los, pelo fato de serem extremamente frágeis e raros.

Mais ou menos no século XIII, começa a difusão da filosofia Zen e com ela, chega com força a apreciação das pequenas árvores. Cerca de 3 séculos depois, iniciam-se as pesquisas das técnicas de cultivo, formato, molde, etc.

É no Renascimento Cultural que o cultivo de bonsais ganha proporções maiores e pessoas da Europa inteira começam a cultivá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *