Dia das Mães 2013 !

Postado em Categoria: Curiosidades

É chegado mais um Dia das Mães e este ano, estamos cheios de expectativas… Além da data ser muito importante, é nosso primeiro (de muitos) Dia das Mães no novo espaço no Tatuapé – localizado na Rua Monte Serrat, 732.

A primeira manifestação registrada do Dia das Mães ocorreu em 1872, nas ruas de Boston ( Massachusetts – EUA ), quando a escritora Julia Ward reuniu um encontro de várias mães pela paz no mundo e nos Estados Unidos.

A idéia do Dia Das Mães começou a ganhar força em maio de 1905, numa pequena cidade localizada na Virgínia Ocidental ( EUA ), quando uma filha de pastores locais, chamada Anna Jarvis juntou algumas amigas e decidiu criar um movimento para homenagear as mães. O movimento visava fortalecer os laços familiares e o respeito entre as pessoas. Mas, para Anna, tinha um significado muito maior: sua mãe havia morrido no início do ano e essa foi a maneira encontrada para homenageá-la.

Durante os anos de 1906, 1907 e 1908, Anna lutou para que o Dia das Mães fosse criado, mas foi apenas 26 de abril de 1910 que o governador da Virgínia Ocidental ( William E. Glasscock )adicionou o Dia das Mães para a lista de datas comemorativas oficiais de seu estado.

Não demorou para que os outros Estados incorporarem a data em seus respectivos calendários. Então, em 1914, a celebração foi unificado em todo o Estados Unidos, tendo como data oficial o segundo domingo de maio. Em pouquíssimo tempo, mais de 40 países também inseriram a data em seus calendários oficiais.

O primeiro Dia das Mães no Brasil ocorreu em 12 de maio de 1918, promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Porém, apenas em 1932 o feriado foi oficializado pelo então presidente Getúlio Vargas.



“Mãe na sua graça, é eternidade.” Carlos Drummond de Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *