Flor do Mês – Copo de Leite

Postado em Categoria: Curiosidades, Flor do Mês

Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng

Nome popular: copo de leite – A Zantedeschia (Copo de Leite) é uma flor da família Araceae e é originária da região sudoeste da África. Pode medir até um metro e meio de altura e suas partes são tóxicas. Possue uma belíssima folhagem e associa-se ao sagrado, simbolizando paz, inocência e pureza. O cultivo do copo de leite se dá em solo rico adubado e úmido, com boa luminosidade.

Origem: África

Porte: até 1,5m

Flores: inflorescências amarelas isoladas formadas no verão

Confira em nossa loja diversos tipos de arranjos de flores e bouquets com copo de leite para você presentear com muito bom gosto. Flores e Presentes Finos – Floricultura Florencanto
IMAGINE JLennon
A beleza única dos copos de leite em um bouquet de flores clássico

Cultivo: Uma das maneiras de se criar novas plantas é cortar os caules que ficam embaixo da terra. Outra forma seria através da produção de sementes. Para isso é necessária a produção de frutos. O produtor deve tomar cuidado com os frutos, pois a planta passa a investir mais energia na formação deles do que nas inflorescências. A época da floração acontece entre os meses de agosto e janeiro, mas em condições de clima e solo favoráveis é possível ter flores o ano todo.
O Copo de Leite (Zantedeschia aethiopica), é uma espécie que pode ser cultivada à 1/2 sombra, ou seja, precisa de muita luz, ou a sol pleno, podendo receber sol direto por pelo menos 04 horas diárias.
O copo de leite gosta de solo úmido, geralmente deve ser regada um dia sim, um dia não.
No entanto, no seu caso, pela sua descrição, pode ser que a planta além de não estar recebendo iluminação suficiente, pode estar ainda sofrendo com excesso de água. Por isso, verifique bem estes dois itens, ok?
Quanto ao solo, cuide para que o mesmo seja rico em matéria orgânica, quando em vaso, a mistura de solo recomendada é de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.

Solo: argiloso

Clima: ameno

Luminosidade: meia sombra

Irrigação: freqüente nas estações quentes e periódica nas épocas frias

Dificuldade de cultivo: um pouco rústica, não exige muitos cuidados
Existem duas maneiras de se cultivar o copo de leite:
1 – Produção de sementes. Para isso é necessário a produção de frutos, no qual o produtor deve tomar muito cuidado porque a planta passa a
investir mais energia na formação deles do que nas inflorescências.
A floração ocorre entre os meses de agosto e janeiro, porém em condições de clima e solo favoráveis é possível obter flores o ano todo.
2 – Cortar os caules que ficam embaixo da terra

Em canteiros o espaçamento ideal para o plantio dos bulbos é de 20cm entre as plantas.
As flores se abrem cerca de 60 a 90 dias após o plantio dos bulbos e permanecem por cerca de 30 a 40dias.
Uma das razões para o sucesso dessa planta é justamente sua durabilidade em vasos e arranjos florais.
Ideal é que seja cultivada em solos com boa drenagem, pois o excesso de umidade é muito perigoso para a planta, ocasionando o aparecimento de
Bactérias e fungos e doenças no copo de leite.
Uma bactéria do gênero Erwinea adora este tipo de ambiente e é capaz deprovocar o murchamento do bulbo, comprometendo o crescimento do copo-de-leite.
Outros inimigos naturais, são os moluscos, que também que, por viverem também de locais úmidos, acabam prejudicando o desenvolvimento da planta.

Adubação: NPK rico em P

Curiosidade: O nome popular da Zantedeschia se deve ao aspecto da espata, que é aquela estrutura de cor branca, responsável pela atração de insetos polinizadores. O ‘copo’ é, na verdade, uma inflorescência, que envolve as verdadeiras flores. Muito pequenas e em geral amarelas, elas estão presas na espádice, uma espécie de espiga que é protegida pela espata. Como toda arácea, esta planta apresenta algumas partes tóxicas e, portanto, deve ficar longe de crianças e animais. O rizoma pode servir como alimento humano, desde que muito bem cozido.


Flores e Presentes Finos - Floricultura online Florencanto - Presentes inesquecíveis e originais para você presentear com estilo e bom gosto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *