Flor do Mês – Agapanto

Postado em Categoria: Flor do Mês


A flor é originária da África do sul, a variedade A. africanus é a mais cultivada no Brasil entre outras bem adaptadas às nossas condições climáticas. Conhecida também como lírio-africano, lírio-do-nilo e flor-do-nilo, essa planta herbácea com rizoma perene e ereta, floresce nos meses quentes do ano, porém tolera bem baixas temperaturas, sendo utilizada em paisagismo no estado do Sul e Sudeste do Brasil. Mas não se adapta a geadas.
De fácil cultivo, está presente em parques e jardins devido à durabilidade e resistência a doenças e pragas. Suas flores de tonalidades azuis e esbranquiçadas são indicadas para ambientes de descanso.
O agapanto cresce muito bem a pleno sol e a meia-sombra e é comercializado em sementes, mudas ou rizomas e como flor de corte, devido sua durabilidade. As florações mais avantajadas surgem, no entanto, nas áreas de maior claridade.
Da família das Liliaceae, cada haste floral pode ter de 40 a 80 flores e atingir de 1 a 1,20 m de altura. As únicas desvantagens desta flor são a pouca variedade de cores e o fato de ter oferta restrita às estações quentes do ano.
Robusto e delicado ao mesmo tempo, possui uma beleza marcante tanto por sua forma quanto por sua cor. Muito versátil, a flor pode ser usada sozinha em vasos de vidro ou misturada com outras flores dando leveza às composições.
Indicado para arranjos comerciais e de decorações de igrejas e salões, favorecendo a criação de linhas de movimento, principalmente por possuir um caule limpo, muitas vezes bem longo e flexível.
Destaque
• Flor elegante tanto pela forma quanto pelas cores. Apresenta-se nos tons azul ao branco, passando pelo lilás.
• Sazonal, floresce nas estações quantes do ano (primavera e verão).
• Indicada para qualquer ocasião, principalmente festas de casamento.
• Possui de 1 a 1,20 m de altura.
• Cada haste floral pode ter de 40 a 80 flores.
• Plantada, pode durar mais de um mês.
• Cortada e hidratada, vive de cindo a sete dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *