Flor do Mês – Goivo

Postado em Categoria: Curiosidades, Flor do Mês


Visualmente gracioso e rústico. De folhagem decorativa, o goivo (Matthiola incana) possui longas inflorescências, bastante perfumadas, com variedades que liberam aromas mais intensos à noite.

Da família Brassicaceae e nativo da região mediterrânea, é originário do Sul da Europal no período romano, e introduzido no Japão no século 17, tendo iniciado seu cultivo em escala comercial por volta de 1925.

As hastes da planta variam de 50 a 80 cm de comprimento, com flores, simples ou dobradas, sendo estas as mais encontradas atualmente.

A multiplicaçao do goivo é feita por sementes.

Há diversas variedades de goivo disponíveis no mercado, nas cores brancas, rosa, lilás, pink, roxa, entre outras. A maioria encontrada no Brasil é originária do Japão, devido, principalmente, à dedicação dos produtores japoneses ao cultivo dessa flor.

Para que se mantenha durável em um arranjo floral, por até sete dias, alguns cuidados são imprescindíveis: é importante cortar cerca de 2cm da base às hastes a cada um ou dois dias e trocar a água do vaso. Colocar algumas gotas de água sanitária é positivo. Lavar o recipiente por dentro periodicamente é importante para qualquer flor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *