Flor do Mês – Orquídea Oncidium

Postado em Categoria: Curiosidades, Flor do Mês


Sua principal característica é a saliência de um pequeno calo situado na base do labelo que tem aparência de um pequeno tumor. A flor, originária do continente americano, pode ser encontrada nos mais diversos ambientes, como regiões montanhosas, áridas, úmidas, quentes e frias. A diversidade é muito ampla. O gênero possui registros de mais de 600 espécies.

A espécie é melhor cultivada em palitos de madeira ( casca de peroba ou pedaços de ripas ). As raízes também podem ficar fora do vaso, pois elas se desenvolvem melhor tendo suas raízes aéreas. Porém, isso não é regra, existem casos de plantas extremamente floríferas e saudáveis em vasos, mas, em geral, o melhor cultivo se dá em solos arejados e drenados.

De uma forma geral, a rega acontece quando o substrato estiver seco, evitando deixá-lo “esturricar” ou encharcar muito, mantendo-o sempre levemente úmido.

A durabilidade da flor está ligada ao cultivo. Se a planta não tiver sido adequadamente cuidada, poderá até florescer, mas sem mostrar toda sua exuberância. Algumas espécies podem ficar mais de 45 dias floridas, sem corte na haste.

Sua maior oferta ocorre na primavera. E a cor mais frequente é a amarela. Porém existem também espécies de flores brancas, rosas, verdes e uma variedade maior nos híbridos, como vinho, chocolate, vermelhos, salmão e etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *