Flor do Mês – Tulipas

Postado em Categoria: Flor do Mês

Terminais, eretas, com pedúnculo longo e pétalas ovaladas. Originaram-se na região montanhosa da Turquia (antiga Pérsia) e não na Holanda como pensam. Seu nome é derivado da palavra persa tullbänd, que significa turbante. Os bulbos da planta seguiram para o ocidente por volta de 1560, após o botânico Conrad Von Gesner cataloga flor. A relação entre as tulipas e o povo holandês se deu por conta da paixão e intensidade do cultivo no país. Só para se ter idéia, são mais de 10 mil hectares de terra dedicada ao plantio de tulipas. Hoje, milhares de variedades e híbridos são encontrados em países de clima temperado.

As tulipas só começaram a ser produzidas no Brasil em 1998, quando a Fazenda Terra Viva, de Santo Antônio de Posse, SP, passou a importar da Holanda os bulbos da flor. Os bulbos são importados para garantir a qualidade das tulipas.
A partir daí, são plantados em caixas com substratos e areia, mas em câmaras frias (18 °C) até que comecem a enraizar, depois é retirado da câmara para produção em estufas, onde as tulipas estarão em fase de crescimento.

Nesse processo estão envolvidos o fornecimento de luz, temperatura e ainda adubação adequada para garantir bom desenvolvimento da flor. Na última fase, as tulipas são colocadas em vasos ou estão prontas para o corte (arranjos e bouquets). As flores enviadas para o ponto de vende ainda verdes e fechadas, pois desabrocham muito rápido por causa do clima brasileiro.

Como as tulipas são flores de clima temperado, no Brasil, o tempo de vida é reduzido, durando até 10 dias se estiverem plantadas em vasos ou 5 dias em arranjos. Mesmo assim, se não ficar atento, elas podem morrer antes.

Mas…como garantir a durabilidade da flor? A opinião dos profissionais é unânime: compra-las ainda verdes e fechadas, além disso, é indispensável que o arranjo fique em local fresco e arejado sem exposição solar direta. O conservante floral na água gelada é uma boa alternativa, pois evita o crescimento microbiano, reduz o amarelecimento das folhas e também tem ação antioxidante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *