Flores e Cores – Azul

Postado em Categoria: Viagens e Flores

O azul é a primeira cor fria do espectro da luz. O raio azul ultrapassa os limites da matéria e da mente e sua vibração está numa frequência mais elevada, que envolve o ser com suavidade. No aspecto da saúde, o azul produz uma sensação de calma que relaxa o corpo e a mente, desperta nossa essência, criando paz interior e permitindo-nos tomar contato com o mais profundo do nosso íntimo.Ajuda-nos com a verbalização, facilitando toda a exteriorização que materializa o que está dentro de nós e que apenas nós conhecemos e sabemos.De todas as cores, é a de maior propriedade terapêutica. Relaxa o corpo todo e regula o desenvolvimento harmonioso dos tecidos e da estrutura orgânica, sendo considerado um grande regenerador celilar. Produz efeito calmante, refrescante, adstringente, absorvente e analgésico em todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Como diminui a pulsação cardíaca, é recomendada nos casos de taquicardia. É a cor relacionada com a audição e é benéfica para a glândula tireóide e sistema nervoso. Atenua a febre e condições inflamatórias.
Psicologicamente, o azul traz quietude e paz à mente, colocando o corpo mental em repouso. Remove idéias obsessivas e padrões comportamentais, reduzindo as tensões.O azul é associado à idéia de amizade, amor, felicidade, higiene e harmonia, podendo causar excesso de inibição.
No aspecto emocional, o efeito do azul não é somente físico, atingindo o emocional e permitindo a ligação com o eu superior. É a cor que representa a espiritualidade. Encontramos paz e serenidade no azul, porque esta cor toca profundamente o ser, desprendendo-o do mundo físico com sua realidade restrita. Proporciona a expansão da consciência, amenizando assim suas dificuldades e problemas, pois já não conta somente com seu mundo psíquico, mas sim com a energia do cosmo agindo a seu favor.
Na decoração, o azul torna o espaço livre e arejado, mas ainda tem um efeito restritivo. É recomendado para os ambientes onde se queira proporcionar uma atmosfera de tranquilidade e relaxamento.

Fonte – Revista Casa e Jardim, Cromoterapia (Valcapelli).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *