Tema – Pureza

Postado em Categoria: Arte e Flores, Pinturas

O maior arquétipo simbólico para a pureza são os lírios brancos e, a sua associação com a Virgem Maria foi muito utilizada, inclusive seu sarcófago, todo preenchido com lírios brancos. Estudiosos, explicam que as pétalas brancas representam seu corpo e os estames dourados sua alma, que incandesce com a luz. Estas flores, incrivelmente místicas, aparecem mais frequentemente em pinturas relacionadas à “Anunciação”, representando o momento em que o anjo Gabriel anuncia à Virgem, que ela teria em seu ventre, um filho de Deus.

Lírios 1885-6 174 x 153.7 cm óleo na tela


Esta pintura foi finalizada em dois meses, nas noites de outono de 1885 e então, outra vez em 1886.
As duas meninas – Polly e Dolly – eram as filhas dos amigos com quem o Sgt. Singer estava tendo contato na vila de “Cotswold of Broadway”. O fato que o Sgt. Singer pintaria somente no crepúsculo, quando a luz era absolutamente perfeita, esclarece o tem po dispensado para o término da obra. Polly e Dolly posaram nessas posições, e o Sgt. Singer assim iniciava a pintura por dez minutos até que a luz sofria alguma alteração. A pintura mostra com perspicácia o lado pequenos das pessoas, os lírios brancos foram pintados em um tamanho maior que o original, como se nós estivéssemos vendo através dos olhos de uma criança, e, a luz das lanternas chinesas moldam um fulgor mágico sobre a cena.

—————————————————–
Lírios “Ice Queen” 1997 76 x 57 cm papel


Difícil a arte de pintar flores brancas sobre um fundo branco, é um desafio real, pois as áreas pois é preciso um ajuste perfeito de sombras.

—————————————————–
A infância de Virgem Maria 1848-9 83.2 x 65.4 cm óleo na lona


O lírio, uma flor que simboliza a pureza de Maria. Rossetti dá-nos uma idéia da infância da Virgem Maria com uma pintura rica no simbolismo cristão: a pomba nos trás a alusão do espírito da esperança e a videira à verdade cristã.

—————————————————–
A anunciação (Ancilla Domini) 1850 72.4 x 41.9 cm óleo na lona


Rossetti, quis emular riqueza e a pureza do período medieval em sua arte. Nesta pintura o branco domina, somente aliviado por áreas pequenas de azul, de vermelho e de amarelo, emfatiza a qualidade da pureza da virgem. O anjo Gabriel oferece a Maria um lírio branco – uma flor que sempre denota a pureza quando mostrada ao lado da Virgem Maria. Esta pintura mostra Maria em estado de medo – moldada à parede e com os olhos para baixo, contrastando com valores artísticos da época e com outras pinturas sobre a anunciação, onde a Virgem Maria era pintada com aceitação do fato com expressão humilde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *