A Gastronomia e as Flores

Postado em Categoria: Arte e Flores, Curiosidades, Gastronomia

São Paulo,é a capital brasileira da gastronomia.. É nesta cidade onde são encontrados os mais variados e deliciosos pratos a serem degustados – comida chinesa, japonesa, italiana, tailandesa, árabe, espanhola, fast-foods e assim por diante.
Hoje em dia, a culinária que vem tendo maior destaque no Brasil, é a culinária japonesa. Uma das coisas mais comuns é encontrar restaurantes japoneses perto ou dentro de shoppings, além é claro, do movimentado bairro da Liberdade, onde barraquinhas de comida rápida vendem yakissoba (ao invés do tradicional hot-dog), e instalações maiores vendem pratos mais elaborados como o sushi, sashimi, etc.
Por mais estranho que isto possa parecer, as flores também estão ganhando seu espaço no mundo gastronômico. Com a criatividade dos chefs, elas podem acrescentar além de sabor, um visual rico e curioso ao prato.

CapuchinhaCapuchinha

Na pizzaria Ritto, a pizza BELLA é a atração da primavera. Coberta com molho de tomates, mussarela, grana padano, abobrinhas e berinjelas, recebe capuchinhas frescas assim que sai do forno.
Outra opção é o sorvete feito com a capuchinha da Mil Frutas. A flores frescas são incorporadas a um creme inglês adoçado com mel e a massa ganha ainda gergelim preto.

BoragoBorago

O restaurante Maní, possui dois pratos em que se pode achar Borago, um deles é o “Aspic de pepino” – tipo de gelatina salgada – com pimenta-cambuci e sorbet de lichia o outro prato é a salada “Waldorf”, uma gelatina de maçã com sorbet de aipo, nozes caramelizadas e emulsão de gorgonzola.

CalêndulaCalêndula

O chef Eric Thomas, do restaurante asiático Tantra, encheu o cardápio de flores. Elas permanecem em arranjos como o salmão grelhado com uma mistura de flores aromáticas picadas, entre elas a calêndula, e acompanhado de vegetais.

RosaRosa

O restaurante francês La Casserole montou um menu especial. O magret de pato ao molho de figos e água de rosas é escoltado por purê de mandioquinha (tradicionais doces árabes regados com calda de rosas também estão entre as opções da Arabesco nesta temporada).

Amor PerfeitoAmor Perfeito

No Tantra, a salada dos campos tem folhas verdes variadas e flores comestíveis dentro de uma gelatina de espumante.

Para que você mesmo possa experimentar uma iguaria de flores, reproduzimos abaixo uma receita de doce de rosas. Ele se parece com uma geléia e pode servir de acompanhamento para torradas ou recheio de bolos e rocamboles.

DOCE DE ROSAS:
Ingredientes:
1 kg de açúcar
750 ml de água
250g de pétalas de rosas com as partes brancas cortadas
1 limão
Método de preparo
1. Escolher as pétalas de rosa e retirar a parte branca das mesmas. Atenção – Verificar se as pétalas são próprias para consumo, pois a rosa não pode ter sido pulverizada com agrotóxicos de forma alguma.
2. Ferver a água com açúcar e o sumo de limão. Ao ferver aparecerá uma espuma, que deverá ser toda retirada. Juntar as pétalas.
3. Deixar-las estufar até que tenha uma cor avermelhada.
4. Como opção pode-se adicionar um pacote de gelatina sem sabor para que haja maior consistência no produto final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *